Dicas de layout para email marketing

Dicas de layout para email marketing

Quando vamos ao supermercado comprar um produto nos deparamos com diversas e variadas embalagens para o mesmo produto. Você já reparou o que faz você escolher um e não o outro? O que você talvez nunca tenha se dado conta é que aquilo que vemos influencia diretamente na nossa escolha e é por isso que é importante estar sempre atento ao aspecto estético das coisas. Tudo que foi dito até agora é apenas para demonstrar a importância do trabalho artístico na montagem de um layout para email marketingIsso por que o layout será, muitas vezes, a única forma que você terá para chamar a atenção do seu público-alvo e fazer com que se interessem e cliquem no seu link em meio a tantos outros disponíveis.

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Então saiba que é preciso investir no layout para email marketing permitindo que o visual transmita ao cliente a segurança fundamental e o interesse necessários para conquistar seu tempo e garantir um bom retorno.

Por isso você verá à seguir algumas dicas de layout para email marketing:

  1. Dica de layout para email marketing: assunto

O assunto de um e-mail marketing é a parte mais importante dele pois é a primeira coisa que o destinatário lê.

A dica aqui é para que o assunto tenha entre 5 e 8 palavras e não ultrapasse os 55 caracteres evitando sempre os caracteres especiais como @!%$#&¨.

Pense também que o título deve estar de acordo com o que a mensagem oferece e nunca deve ser enganoso ou confuso.

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  1. Dica de layout para email marketing: imagens

Se você optar pela utilização de imagens utilize poucas para evitar que aconteça um bloqueio automático da sua mensagem. Respeite sempre a proporção de 60% de texto e 40% de mensagem que é usada de referência no mercado.

Além disso lembre-se que as imagens devem estar em boa qualidade mas não devem ser muito grandes para não pesar demais.

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  1. Dica de layout para email marketing: fonte

Pense sempre que o objetivo da sua mensagem é comunicar algo através das palavras, logo, fontes pequenas ou muito variadas e difíceis de ler podem ser um grande problema.

Utilize no máximo dois tipos de fontes diferentes procurando aquelas que são comuns a todos computadores, para que não perca a configuração, e que sejam harmoniosas entre sim.

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  1. Dica de layout para email marketing: cores

Embora o uso de cores e texturas ajude a conquistar o interesse do destinatário o fato é que o exagero pode ter um efeito completamente contrário ao desejado.

Evite cores muito chamativas ou contrastantes e prefira sempre a utilização de, no máximo, duas cores que conversem entre si.

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  1. Dica de layout para email marketing: largura

Lembre-se que os provedores utilizam tamanhos de janelas diferentes e a consequência disso pode ser que uma parte do seu e-mail fique escondida. Então utilize sempre uma largura máxima de 600 pixels atentando-se para que o conteúdo seja legível também em dispositivos móveis como tablets e celulares.

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  1. Dica de layout para email marketing: chamada para ação

Conforme já foi dito antes a clareza é fundamental para o email marketing. Então trate de sempre deixar bem claro o que você deseja que o cliente faça, por exemplo, clicar, comprar, preencher um formulário, cadastrar e etc.

Aprenda diferentes maneiras de chamar atenção para essas ações como sublinhados, setas e cores diferentes utilizando-os sempre que necessário.

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  1. Dica de layout para email marketing: teste

Antes de sair enviando o email criado para uma grande lista teste-o em diferentes navegadores e plataformas de e-mail para ter certeza de que o layout está adequado.

Boa sorte!

Sobre o Autor

Monique Silva
Monique Silva

Monique Silva é assessora pessoal do Fernando Augusto, e sabe como ninguém organizar "as coisas". Dirige outro famoso blog no ramo de Fitness produzindo excelentes conteúdos.

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