Dicas de layout para email marketing
Dicas de layout para email marketing
Quando vamos ao supermercado comprar um produto nos deparamos com diversas e variadas embalagens para o mesmo produto. Você já reparou o que faz você escolher um e não o outro? O que você talvez nunca tenha se dado conta é que aquilo que vemos influencia diretamente na nossa escolha e é por isso que é importante estar sempre atento ao aspecto estético das coisas. Tudo que foi dito até agora é apenas para demonstrar a importância do trabalho artístico na montagem de um layout para email marketing. Isso por que o layout será, muitas vezes, a única forma que você terá para chamar a atenção do seu público-alvo e fazer com que se interessem e cliquem no seu link em meio a tantos outros disponíveis.
Então saiba que é preciso investir no layout para email marketing permitindo que o visual transmita ao cliente a segurança fundamental e o interesse necessários para conquistar seu tempo e garantir um bom retorno.
Por isso você verá à seguir algumas dicas de layout para email marketing:
- Dica de layout para email marketing: assunto
O assunto de um e-mail marketing é a parte mais importante dele pois é a primeira coisa que o destinatário lê.
A dica aqui é para que o assunto tenha entre 5 e 8 palavras e não ultrapasse os 55 caracteres evitando sempre os caracteres especiais como @!%$#&¨.
Pense também que o título deve estar de acordo com o que a mensagem oferece e nunca deve ser enganoso ou confuso.
- Dica de layout para email marketing: imagens
Se você optar pela utilização de imagens utilize poucas para evitar que aconteça um bloqueio automático da sua mensagem. Respeite sempre a proporção de 60% de texto e 40% de mensagem que é usada de referência no mercado.
Além disso lembre-se que as imagens devem estar em boa qualidade mas não devem ser muito grandes para não pesar demais.
- Dica de layout para email marketing: fonte
Pense sempre que o objetivo da sua mensagem é comunicar algo através das palavras, logo, fontes pequenas ou muito variadas e difíceis de ler podem ser um grande problema.
Utilize no máximo dois tipos de fontes diferentes procurando aquelas que são comuns a todos computadores, para que não perca a configuração, e que sejam harmoniosas entre sim.
- Dica de layout para email marketing: cores
Embora o uso de cores e texturas ajude a conquistar o interesse do destinatário o fato é que o exagero pode ter um efeito completamente contrário ao desejado.
Evite cores muito chamativas ou contrastantes e prefira sempre a utilização de, no máximo, duas cores que conversem entre si.
- Dica de layout para email marketing: largura
Lembre-se que os provedores utilizam tamanhos de janelas diferentes e a consequência disso pode ser que uma parte do seu e-mail fique escondida. Então utilize sempre uma largura máxima de 600 pixels atentando-se para que o conteúdo seja legível também em dispositivos móveis como tablets e celulares.
- Dica de layout para email marketing: chamada para ação
Conforme já foi dito antes a clareza é fundamental para o email marketing. Então trate de sempre deixar bem claro o que você deseja que o cliente faça, por exemplo, clicar, comprar, preencher um formulário, cadastrar e etc.
Aprenda diferentes maneiras de chamar atenção para essas ações como sublinhados, setas e cores diferentes utilizando-os sempre que necessário.
- Dica de layout para email marketing: teste
Antes de sair enviando o email criado para uma grande lista teste-o em diferentes navegadores e plataformas de e-mail para ter certeza de que o layout está adequado.
Boa sorte!
Sobre o Autor
0 Comentários